domingo, 30 de março de 2014

MUBE - Resposta ao aspecto positivo

Aspecto positivo apresentado:

O uso da protensão ao longo prazo, exemplo é sua durabilidade com relação a outros materiais.

Resposta:

Ao projetar o MUBE, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha tinha como principal conceito a ideia de “colocar uma pedra no céu”. Com um vão de 60 metros, eram necessários meios para que esse grande vão fosse vencido de alguma maneira. Para isso, foram utilizadas técnicas de protensão da estrutura, com o fim de obter maior leveza e resistência e, que deformações na peça fossem evitadas. Utilizaram-se materiais de alta tecnologia, como o concreto e o aço de alta resistência. Com questão a durabilidade, que é uma grande vantagem ao adotar as técnicas de protensão na estrutura, deve-se adotar algumas medidas com relação aos materiais utilizados, como por exemplo, a proteção das armaduras e cabos de protensão do concreto, que necessitam de um recobrimento adequado para evitar a corrosão.
Vantagens do concreto protendido: - Estrutura não fissurada na zona tracionada do concreto, dando maior rigidez; - Redução da seção do aço pelo aproveitamento de tensões elevadas; - Para uma igual capacidade, portanto, requer dimensões mais reduzidas, tornando as estruturas mais esbeltas; - Possibilidade maior na avaliação da deformação lenta e da retração; - Resistência da peça aos esforços cortantes é melhorada e por efeito da protensão, as tensões principais de tração são reduzidas, diminuindo a necessidade de estribos; - A segurança das pecas pretendidas é aumentada, possibilitando o aumento dos vãos; - Para grandes vãos, as estruturas são mais econômicas pela redução dos materiais empregados.

Detalhe entre as lajes protendidas – uso de isopor (proteção a dilatação e movimentação)






Referências:
http://www.macamp.com.br/variedades/Mube.htm Acesso em: 30/03/2014
http://cadernoteca.polignu.org/wiki/Museu_Brasileiro_da_Escultura_(MuBE) Acesso em: 30/03/2014

Grupo
Ademar Oliveira, Alexandra Máximo, Bruna Abe e Isabella Hofer


“No Slump, o que influencia para o material permanecer estático ou ceder?”


Graziela Agreda, Jessica Zago, Fabiola Oliveira, Giuliana Carpentieri, Flavia Caetano, Taynara Alves e Victor Llorente

“No Slump, o que influencia para o material permanecer estático ou ceder?”


O Slump Test é um ensaio de abatimento do concreto,  um método de testar sua consistência e trabalhabilidade.
O que influencia o concreto no resultado do Slump é a água, que muitas vezes é perdida durante o trajeto do concreto à obra e através do teste é possível corrigir essa perda. A quantidade de água no concreto vai depender do tipo de estrutura a ser concretada e o material pode ser desde firme até muito mole, resultado esse obtido por meio do Slump Test.






Fontes:







Materiais e Técnicas da Construção – Procedimentos de recebimento do concreto

em obra (Slide apresentado em aula, Prof. Maria Regina L. Schmid Sarro)

Imagens:










Video:

MUBE - Aspecto Positivo e Pesquisa

Grupo: Beatriz Janini, Daniella Briante, Marluce Marques, Priscila Rüthschilling e Wagner Oliveira.


ASPECTO POSITIVO APRESENTADO EM RELAÇÃO À ESTRUTURA DO MUBE:


   O que chama a atenção é que por ser uma estrutura pesada, atinge vãos maiores (caracteristica da laje protendida), além de possibilitar a recuperação e o reforço das estruturas.


RESPOSTA:

   O que é chamado acima de “estrutura pesada”, se dá pelo conceito inicial de Paulo Mendes da Rocha para a cobertura do edificio do MUBE: colocar uma grande pedra no céu. No entanto, o engenheiro Mário Franco explica no vídeo, MUBE Concepção Estrutural, que foram adotadas medidas para a estrutrura ser leve e resistente, com secção transversal celular (oca) e materiais de alta resistência. Mas, ainda assim, havia problema de deformação da peça, o qual foi resolvido com a protensão.


Acima fotos do MUBE e abaixo a estrutura em questão destacada em desenho;


   “A protensão das armaduras em estruturas de concreto proporciona uma serie de vantagens, como por exemplo:

·       Permite projetar seções mais esbeltas que no concreto armado convencional, sobretudo se o comportamento em serviço é um fator predominante, uma vez que toda a seção de concreto pode trabalhar á compressão. Assim, normalmente as peças de concreto protendido possuem menor peso proprio, em relação a peças equivalentes de concreo armado, o que viabiliza economicamente o projeto de estrutura para grandes vãos”¹


REFERÊNCIAS:


1 - ¹ VERÍSSIMO. Gustavo de Souza; CÉSAR JR. Kléos M Lenz. Concreto Protendido: Fundamentos Básicos. Universidade Federal de Viçosa. 1998. Disponível em: <http://wwwp.feb.unesp.br/lutt/Concreto%20Protendido/CP-vol1.pdf>. Acesso em: 30/03/2014;
2 - Vídeo: Mube 03 Concepção Estrutural. Disponível em <http://vimeo.com/41003616>. Acesso em: 30/03/2014