fonte: http://institutoidd.com.br/blog/?p=729
Em entrevista, especialista em concreto protendido
Izan Lacerda diz que são inúmeras as vantagens da utilização do material
Izan Lacerda – Professor e mestre em Engenharia Civil Atuando há cerca
de 20 anos no mercado de concreto protendido, o professor do Instituto IDD
e mestre em engenharia civil Izan Lacerda¹ fala sobre o tema em
entrevista que aborda questões que vão desde o desenvolvimento da técnica de
fabricação do concreto protendido no final do século XIX à sua atual
utilização. O profissional também responde questões sobre a vantagem do uso do
concreto protendido e das empresas que têm atuado na área no Brasil.
Sabe-se que o
concreto protendido começou a ser desenvolvido no século XVIII, porém só obteve
sucesso quando o francês Eugène Freyssinet desenvolveu, em 1928, um método
para ultrapassar a fraca resistência à tração que o concreto possui. Como esse
problema é solucionado hoje?
Na verdade começou
a ser desenvolvido no final do século XIX, porém seu desenvolvimento maior
deu-se no início do século passado. O problema da baixa resistência à tração do
concreto foi resolvido com a utilização do aço na construção de estruturas.
Esse aço, entretanto, não tinha as características físicas necessárias para
receber as altas tensões aplicadas que compensariam as perdas de protensão ao
longo do tempo. O problema foi devidamente solucionado na década de 1930 com o
desenvolvimento da fabricação de um aço especial para concreto protendido, de
alta resistência e que permitissem altas tensões que compensassem as perdas de
protensão, conhecido como aço CP.
Qual a origem da
tecnologia empregada na fabricação das estruturas?
A utilização do
concreto protendido em estruturas, hoje já é difundida mundialmente, entretanto
seu início deu-se nos Estados Unidos e Europa. A fabricação de estruturas
protendidas segue a mesma rotina das estruturas em concreto armado quanto aos
procedimentos de forma, lançamento das armaduras e cuidados durante a
concretagem.
São muitas as empresas que atuam na fabricação desse tipo de concreto no Brasil?
Existem diversas
empresas no ramo da pré-fabricação (protensão com aderência inicial) atuando em
diversas partes do país, e também um número razoável de empresas prestadoras de
serviços em protensão sem aderência. Para os casos de protensão com aderência
posterior para grandes obras há uma limitação real de prestadores de serviços e
podemos dizer que o número de empresas é algo em torno de 05 para todo o país,
restringindo-se ainda mais para alguns casos específicos como ponte estaiada,
balanços sucessivos e barragens.
Qual o principal cuidado que se deve ter na fabricação de estruturas feitas em concreto protendido? (Material / aço / temperatura)
A fabricação de uma
estrutura em concreto protendido tem basicamente os mesmos cuidados de uma
estrutura em concreto armado, destacando-se um rigor acentuado quanto à
fabricação e ao posicionamento dos cabos de protensão. No caso de protensão com
aderência posterior devemos garantir a desobstrução dos dutos (bainhas) que
contém as cordoalhas que compõem o cabo de protensão.
Quais as vantagens
da utilização do concreto protendido em uma obra?
São inúmeras as
vantagens em se utilizar o concreto protendido em diferentes tipos de obra,
podemos enumerar algumas delas: maiores vãos, menor fissuração do concreto,
menor deformação da estrutura, peças mais esbeltas, menor taxa de armadura
CA-50.
A quantidade de concreto utilizada na fabricação de concreto protendido é menor do que a utilizada para a fabricação do concreto armado?
Sim, porque as
peças em concreto protendido são mais esbeltas do que seus pares em concreto
armado. Por consequência são peças de menor peso.
Há diferença na
instalação das estruturas de concreto com protensão aderente e não aderente?
Temos uma variante
entre concreto com protensão aderente e não aderente, entretanto podemos
esclarecer que o posicionamento das ancoragens e dos cabos sempre antecede à
concretagem dos elementos estruturais. Varia o momento de aplicação das tensões
(cargas de protensão) e se o processo é de aderência posterior ou inicial.
Quais são os
passos/processos para a fabricação de uma estrutura de concreto protendido?
Existem estruturas
protendidas pelo processo de aderência inicial, aderência posterior e sem
aderência. Cada uma requer procedimentos próprios, cuidados e controles
específicos. Seria necessário um maior tempo para explicar cada um, porém gostaria
de salientar que os processos de fabricação de uma estrutura em concreto armado
ou protendido são basicamente os mesmos, como comentado na primeira pergunta.
Como é feito o
transporte das estruturas pré-moldadas?
Essa pergunta esta
dirigida especificamente a elementos estruturais pré-moldados ou
pré-fabricados. Peças pré-moldadas ou pré-fabricadas podem ser transportadas
por meio de carretas extensíveis quando seu comprimento não ultrapassar os
22,00m, que é o limite desse tipo de veículo; no caso de peças de maior
comprimento utiliza-se um veículo denominado Dolly, cujo chassi passa a ser o
próprio elemento estrutural. O transporte de peças deve ser devidamente
desenvolvido pelo projetista, devido a esforços gerados na peça durante o
trajeto.
Em quais obras são
mais utilizadas as estruturas?
Na realidade o
concreto protendido pode ser utilizado em qualquer tipo e porte de obra, desde
que o projeto da mesma tenha sido concebido com essa tecnologia, entretanto
para obras de grande porte o uso da protensão é quase uma imposição para a
solução técnica (vigas de grandes vãos, pontes em balanços sucessivos, pontes
estaiadas, vigas de munhão de UHE, lajes com vãos superiores a 8,00m, etc…). O
uso mais intenso da tecnologia do concreto protendido será cada vez maior,
quanto maior o número de empresas que se especializarem para prestar esse tipo
de serviço e os projetistas se familiarizarem com o dimensionamento de
edificações verticais de múltiplo uso, pois essas últimas predominam sobre as
chamadas obras de artes especiais (OAE).
¹Izan Lacerda - Natural de São
Paulo. Formado pela UFPR, 1978 Mestrado em Engenharia Civil pela UFPR, 2007.
Professor do curso de Engenharia Civil da FAG – Faculdade Assis Gurgacz em
Cascavel, desde 2010. Engenheiro da PROTENDE Sistemas e Métodos de Construções
Ltda, desde 1995 Sócio proprietário da Gomes & Lacerda Engenharia Civil
Ltda, desde 1994
Atuando no mercado de concreto protendido desde 1977, iniciando como estagiário na VSL
Engenheiro residente em algumas obras de destaque:
Ø Terceira Ponte de Vitória – Vitória – ES
Ø UHE de Palmar – Palmar – Uruguay
Ø Ponte estaiada sobre o Rio Iguamo – San Pedro de Macoris – Republica Dominicana
Ø Ponte estaiada de Rio das Ostras – Rio das Ostras – RJ
Ø Ponte estaiada sobre o Rio Oiapoque – Oiapoque – AP
Ø Ponte de acesso à UHE Segredo, processo lauchung – Segredo – PR
Ø Estação de tratamento de esgotos e rede de esgotos de Barra do Piraí – Barra do Piraí – RJ
Ø Ponte em balanços sucessivos sobre a represa Billings – São Bernardo do Campo – SP
Ø UHE Salto Caxias – Capitão Leônidas Marques – PR
Ø UHE de Itá – Itá – SC
Ø Museu Oscar Niemayer – Curitiba – PR
Ø UHE de Jirau – Porto Velho – RO
Ø Ponte extradosed sobre o Rio Tocantins – Lajeado – TO
Atuando no mercado de concreto protendido desde 1977, iniciando como estagiário na VSL
Engenheiro residente em algumas obras de destaque:
Ø Terceira Ponte de Vitória – Vitória – ES
Ø UHE de Palmar – Palmar – Uruguay
Ø Ponte estaiada sobre o Rio Iguamo – San Pedro de Macoris – Republica Dominicana
Ø Ponte estaiada de Rio das Ostras – Rio das Ostras – RJ
Ø Ponte estaiada sobre o Rio Oiapoque – Oiapoque – AP
Ø Ponte de acesso à UHE Segredo, processo lauchung – Segredo – PR
Ø Estação de tratamento de esgotos e rede de esgotos de Barra do Piraí – Barra do Piraí – RJ
Ø Ponte em balanços sucessivos sobre a represa Billings – São Bernardo do Campo – SP
Ø UHE Salto Caxias – Capitão Leônidas Marques – PR
Ø UHE de Itá – Itá – SC
Ø Museu Oscar Niemayer – Curitiba – PR
Ø UHE de Jirau – Porto Velho – RO
Ø Ponte extradosed sobre o Rio Tocantins – Lajeado – TO
Nenhum comentário:
Postar um comentário