domingo, 23 de março de 2014

Aluno: Celso Henrique Telles Ferreira 5VA

fonte: http://institutoidd.com.br/blog/?p=729

Em entrevista, especialista em concreto protendido Izan Lacerda diz que são inúmeras as vantagens da utilização do material

Izan Lacerda – Professor e mestre em Engenharia Civil Atuando há cerca de 20 anos no mercado de concreto protendido, o professor do Instituto IDD e mestre em engenharia civil Izan Lacerda¹ fala sobre o tema em entrevista que aborda questões que vão desde o desenvolvimento da técnica de fabricação do concreto protendido no final do século XIX à sua atual utilização. O profissional também responde questões sobre a vantagem do uso do concreto protendido e das empresas que têm atuado na área no Brasil.
Sabe-se que o concreto protendido começou a ser desenvolvido no século XVIII, porém só obteve sucesso quando o francês Eugène Freyssinet desenvolveu, em 1928, um método para ultrapassar a fraca resistência à tração que o concreto possui. Como esse problema é solucionado hoje?
Na verdade começou a ser desenvolvido no final do século XIX, porém seu desenvolvimento maior deu-se no início do século passado. O problema da baixa resistência à tração do concreto foi resolvido com a utilização do aço na construção de estruturas. Esse aço, entretanto, não tinha as características físicas necessárias para receber as altas tensões aplicadas que compensariam as perdas de protensão ao longo do tempo. O problema foi devidamente solucionado na década de 1930 com o desenvolvimento da fabricação de um aço especial para concreto protendido, de alta resistência e que permitissem altas tensões que compensassem as perdas de protensão, conhecido como aço CP.
Qual a origem da tecnologia empregada na fabricação das estruturas?
A utilização do concreto protendido em estruturas, hoje já é difundida mundialmente, entretanto seu início deu-se nos Estados Unidos e Europa. A fabricação de estruturas protendidas segue a mesma rotina das estruturas em concreto armado quanto aos procedimentos de forma, lançamento das armaduras e cuidados durante a concretagem.

São muitas as empresas que atuam na fabricação desse tipo de concreto no Brasil?
Existem diversas empresas no ramo da pré-fabricação (protensão com aderência inicial) atuando em diversas partes do país, e também um número razoável de empresas prestadoras de serviços em protensão sem aderência. Para os casos de protensão com aderência posterior para grandes obras há uma limitação real de prestadores de serviços e podemos dizer que o número de empresas é algo em torno de 05 para todo o país, restringindo-se ainda mais para alguns casos específicos como ponte estaiada, balanços sucessivos e barragens.

Qual o principal cuidado que se deve ter na fabricação de estruturas feitas em concreto protendido? (Material / aço / temperatura)
A fabricação de uma estrutura em concreto protendido tem basicamente os mesmos cuidados de uma estrutura em concreto armado, destacando-se um rigor acentuado quanto à fabricação e ao posicionamento dos cabos de protensão. No caso de protensão com aderência posterior devemos garantir a desobstrução dos dutos (bainhas) que contém as cordoalhas que compõem o cabo de protensão.
Quais as vantagens da utilização do concreto protendido em uma obra?
São inúmeras as vantagens em se utilizar o concreto protendido em diferentes tipos de obra, podemos enumerar algumas delas: maiores vãos, menor fissuração do concreto, menor deformação da estrutura, peças mais esbeltas, menor taxa de armadura CA-50.

A quantidade de concreto utilizada na fabricação de concreto protendido é menor do que a utilizada para a fabricação do concreto armado?
Sim, porque as peças em concreto protendido são mais esbeltas do que seus pares em concreto armado. Por consequência são peças de menor peso.
Há diferença na instalação das estruturas de concreto com protensão aderente e não aderente?
Temos uma variante entre concreto com protensão aderente e não aderente, entretanto podemos esclarecer que o posicionamento das ancoragens e dos cabos sempre antecede à concretagem dos elementos estruturais. Varia o momento de aplicação das tensões (cargas de protensão) e se o processo é de aderência posterior ou inicial.
Quais são os passos/processos para a fabricação de uma estrutura de concreto protendido?
Existem estruturas protendidas pelo processo de aderência inicial, aderência posterior e sem aderência. Cada uma requer procedimentos próprios, cuidados e controles específicos. Seria necessário um maior tempo para explicar cada um, porém gostaria de salientar que os processos de fabricação de uma estrutura em concreto armado ou protendido são basicamente os mesmos, como comentado na primeira pergunta.
Como é feito o transporte das estruturas pré-moldadas?
Essa pergunta esta dirigida especificamente a elementos estruturais pré-moldados ou pré-fabricados. Peças pré-moldadas ou pré-fabricadas podem ser transportadas por meio de carretas extensíveis quando seu comprimento não ultrapassar os 22,00m, que é o limite desse tipo de veículo; no caso de peças de maior comprimento utiliza-se um veículo denominado Dolly, cujo chassi passa a ser o próprio elemento estrutural. O transporte de peças deve ser devidamente desenvolvido pelo projetista, devido a esforços gerados na peça durante o trajeto.
Em quais obras são mais utilizadas as estruturas?
Na realidade o concreto protendido pode ser utilizado em qualquer tipo e porte de obra, desde que o projeto da mesma tenha sido concebido com essa tecnologia, entretanto para obras de grande porte o uso da protensão é quase uma imposição para a solução técnica (vigas de grandes vãos, pontes em balanços sucessivos, pontes estaiadas, vigas de munhão de UHE, lajes com vãos superiores a 8,00m, etc…). O uso mais intenso da tecnologia do concreto protendido será cada vez maior, quanto maior o número de empresas que se especializarem para prestar esse tipo de serviço e os projetistas se familiarizarem com o dimensionamento de edificações verticais de múltiplo uso, pois essas últimas predominam sobre as chamadas obras de artes especiais (OAE).

¹Izan Lacerda - Natural de São Paulo. Formado pela UFPR, 1978 Mestrado em Engenharia Civil pela UFPR, 2007. Professor do curso de Engenharia Civil da FAG – Faculdade Assis Gurgacz em Cascavel, desde 2010. Engenheiro da PROTENDE Sistemas e Métodos de Construções Ltda, desde 1995 Sócio proprietário da Gomes & Lacerda Engenharia Civil Ltda, desde 1994
Atuando no mercado de concreto protendido desde 1977, iniciando como estagiário na VSL
Engenheiro residente em algumas obras de destaque:
Ø Terceira Ponte de Vitória – Vitória – ES
Ø UHE de Palmar – Palmar – Uruguay
Ø Ponte estaiada sobre o Rio Iguamo – San Pedro de Macoris – Republica Dominicana
Ø Ponte estaiada de Rio das Ostras – Rio das Ostras – RJ
Ø Ponte estaiada sobre o Rio Oiapoque – Oiapoque – AP
Ø Ponte de acesso à UHE Segredo, processo lauchung – Segredo – PR
Ø Estação de tratamento de esgotos e rede de esgotos de Barra do Piraí – Barra do Piraí – RJ
Ø Ponte em balanços sucessivos sobre a represa Billings – São Bernardo do Campo – SP
Ø UHE Salto Caxias – Capitão Leônidas Marques – PR
Ø UHE de Itá – Itá – SC
Ø Museu Oscar Niemayer – Curitiba – PR
Ø UHE de Jirau – Porto Velho – RO
Ø Ponte extradosed sobre o Rio Tocantins – Lajeado – TO

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