segunda-feira, 14 de abril de 2014

Vídeo aula - Questões

Grupo
Bruna Solon, Letícia Martins, Guilherme Yuji, Raquel Prestes, Silviane Caroline, Thereza Raquel S.

1) O que são as estruturas protendidas curvas?

Chamado de Sistema Estrutural com Protensão Circular, é a protensão aplicada em estruturas cilíndricas de seção transversal arredondada. Utilizada em reservatórios, silos e cúpulas. Pode ser aplicada por cabos internos com ancoragens cruzadas. 

2) O processo do concreto permeável.

O Concreto Permeável auxilia na recuperação da capacidade de infiltração do solo perdida com o avanço das áreas urbanas. Isto é, diminui os riscos de enchentes e recupera áreas degradadas. Permite recarregar os aquíferos subterrâneos e reduz a velocidade do escoamento das águas pluviais. Nas áreas urbanas, promove ganho ambiental e econômico. O concreto usado como pavimento permeável é composto por cimento portland, agregado graúdo e pouco ou nenhum agregado miúdo, aditivos e pouca água. A combinação desses componentes cria um concreto cuja quantidade de vazios (entre 2 e 8 mm) permite que a água passe com facilidade. A quantidade de vazios pode variar entre 18 e 35%, com uma resistência à compressão que varia entre 2,5 e 28 MPa. A quantidade de água que passa por esse concreto também pode variar em função do tamanho do agregado graúdo e da massa específica do concreto, mas geralmente está entre 80 e 730 litros de água/minuto/m².


Problemas
• Enchentes
• Perda de aquífero subterrâneo
• Escoamento de resíduos poluidores aos rios
• Alteração da drenagem natural
• Custos elevados com drenagem,como: piscinões, bombas, etc.
• Redução da área construída por exigências ambientais

Aplicação e Cuidados
O Concreto Permeável deve ser colocado sobre uma sub-base permeável bem compactada.  A água que passa pelo sistema formado pelo concreto permeável + sub-base + solo agem como um filtro natural removendo materiais indesejados como óleos, graxas e outros poluentes.
A aplicação do Concreto Permeável deve obedecer os mesmos critérios e cuidados que todo pavimento de concreto exige:
• Boa sub-base
• Compactação adequada
• Aplicação de juntas
• Boa cura
A manutenção do piso de Concreto Permeável é muito pequena. Por isso, é necessário impedir o fechamento dos vazios, não permitindo que folhas ou outros materiais façam essa obstrução. Periodicamente,  o piso deve ser limpo (varrido ou aspirado) e lavado com pressão.

Usos
O Concreto Permeável é aplicado nos Estados Unidos desde 1970 como alternativa de sistemas complexos de drenagem e áreas de retenção de água.
As aplicações típicas incluem:2• Estacionamentos
• Ruas e acostamentos
• Calçadas
• Quadras de tênis
• Deck de piscinas
• Áreas de zoológicos e celeiros
Este tipo de concreto é largamente utilizado em barragens nas redes de drenagem junto aos maciços rochosos, sob as galerias de inspeção.
Há algumas situações no túnel Ayrton Senna em que esta técnica foi utilizada de modo localizado como drenagem de águas provenientes do lençol freático.

Benefícios
Esse pavimento é considerado área drenante, e permite uma melhor utilização da área construída em seu terreno.
- Ambientais• Reduz as enxurradas causadas pelas chuvas.
• Protege riachos e lagos.
• Restabelece as águas subterrâneas.
• Permite levar água e oxigênio para as raízes da vegetação.
- Econômicos• Elimina ou diminui os sistemas de estancamento de águas de chuva, como piscinões.
• Permite um aproveitamento mais eficiente dos terrenos.

Sistema de Fôrmas


Grupo: Eduardo Brasil, Esther Pereira, Mariana Schmidt e Renata Minetto.

CSM
A CSM é uma empresa especializada em máquinas, equipamentos e sistemas para a construção civil e movimentação de materiais. Fundada em 1979, está localizada na região norte do estado de Santa Catarina.

SISTEMA DE FÔRMAS PARA LAJES ALVEOLARES – CSM


O sistema CSM de produção de lajes alveolares, compreende um equipamento que substitui as extrusoras e moldadoras na fabricação de lajes alveolares, mantendo um excelente acabamento.

Informações do Sistema CSM de fôrmas para lajes alveolares
- Possui estrutura auto-reagente, suportando as forças de compressão;
- Cabeceira de ancoragem nas extremidades da estrutura para ancoragem das cordoalhas de protensão, com capacidade de 170 toneladas;
- Fôrma metálica disposta longitudinalmente, para o ingresso do concreto;
- conjunto de mangueiras flexíveis dispostas longitudinalmente na região interna da fôrma;
- Dispositivo de desprotensão;
- Conjunto de conexões na extremidade das mangueiras;
- Motobomba para o ingresso de água sobre pressão.


   Detalhes da fôrma de laje alveolar



Detalhes das lajes alveolares









Obras:

 Construção de estacionamento de Shopping com lajes alveolares


Laje Alveolar sendo instalada em pavimentação de supermercado



Funcionários empilham sacos de cimento sobre peça de laje alveolar e comprovam resistência da estrutura
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=lajes+alveolares&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=mlFHU7D9MYaT0QGA9IGoCA&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=610#facrc=_&imgdii=_&imgrc=RDwzs_LpabPt1M%253A%3BSfxAlC423DD6bM%3Bhttp%253A%252F%252Fcentralpremoldados.com.br%252Fhome%252Fimages%252F1221213321321321.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcentralpremoldados.com.br%252Fhome%252F2013-01-16-22-35-25%252Flaje-alveolar%3B600%3B440


domingo, 13 de abril de 2014

Sistemas de Fôrmas

Sistema SF® de Fôrmas

Obra: Asa - Juiz de Fora - MG
Ficha técnica:
Paredes, Lajes e Oitões concretadas em uma única etapa;
As fôrmas se adaptam a qualquer projeto;
Largura variando de 10cm a 60cm(máximo);
Altura variando conforme pé direito de cada projeto

Sistema SF® de Fôrmas é um sistema de construção habitacional baseado na moldagem “in loco", é constituído por fôrmas montadas a partir de placas de alumínio extrudado, que se ajustam por cunhas e pinos de engate rápido.
Suas juntas perfeitas garantem uma concretagem lisa e homogênea. Os gabaritos permanecem inalteráveis - prumos, níveis, esquadros, pés direitos, independem do acerto humano.

Vantagens:
Estruturas prontas em até 12 horas;
As fôrmas podem ser reaproveitadas centenas de vezes sem prejuízo da qualidade;
Não exigem mão-de-obra especializada;
Custo benefício elevado;
Redução do tempo de obra;
Redução do custo da obra.

asa2

asa1

asa3


Formas de plástico

Fabricante: Metro Modular
O sistema de formas plásticas Metro Modular é confeccionado a partir de uma resina plástica reciclável, com elevada resistência mecânica, impacto, intempéries e ao manuseio em canteiros de obra.
As obras que utilizam as formas plásticas são consideradas, pelo mercado da construção, como uma “obra limpa”, pois reduzem em cerca de 80% o acúmulo de resíduos construtivos evitando impactos ambientais, bem como, uma redução de cerca de 20% do custo final da obra.
Além disso, um novo sistema de painéis com formas plásticas geram uma enorme economia em tempo e em mão de obra, pois são muito leves não necessitando de guindastes ou de máquinas pesadas para sua movimentação no canteiro de obras.
Obra: Estádio Beira Rio
Entre as obras, está a construção de três andares de estacionamento, com vigas de sustentação construídas com as formas plásticas para concreto moldado in loco da Metro Modular.
 Além disso, as formas plásticas também foram utilizadas no acabamento dos degraus das arquibancadas do estádio. “Como o estádio é uma elipse e outros tipos de formas não se adaptam de forma eficaz, as formas plásticas se mostraram vantajosas também para este uso”, explica o gerente de planejamento da Metro Modular, Edenilson Rivabene.
 Segundo Rivabene, devido as suas características, o sistema apresenta diversas vantagens e economia no custo final da obra. “As formas plásticas permitem a construção de paredes, pilares, vigas baldrame, lajes e blocos de fundação; e pode ser empregado em larga escala em obras industriais, comerciais e residenciais. Outra vantagem, é que o sistema é de fácil implantação, com processos e etapas bem demarcadas, e de fácil manuseio de equipamentos, garantindo agilidade na montagem do sistema”, explica.
“Como as formas são produzidas com resinas plásticas, elas podem ser utilizadas inúmeras vezes em outras construções, se adequando a diferentes projetos, tendo suas dimensões alteradas e moduladas para qualquer medida. O sistema elimina também a fixação por pregos, já que utiliza fixadores próprios, o que dispensa o uso de qualquer tipo de ferramenta (martelos, pregos, furadeiras, entre outros), além de dispensar o uso de energia elétrica na obra. E, por serem mais resistentes e se adequarem a diversos tipos de projetos, têm elevada vida útil”.



Sistema Easy Set

Contratante: Rodobens Negócios Imobiliarios S/A.
Local da obra: São José do Rio Preto (SP). 
Estudo de caso: Terra Nova Green Life / São José do Rio Preto (SP).
A obra exigia um sistema de fôrmas em alumínio para paredes de concreto que fornecesse alta resistência à pressões, rapidez e otimização da quantidade de painéis, com o objetivo de executar as lajes em duas etapas.
A equipe técnica a frente do projeto optou pela utilização do Sistema Easy Set, da JAHU. A solução escolhida é constituída por painéis leves, fácil manuseio, além de promover alta produtividade na execução das paredes. O produto também permitiu flexibilidade de ajustes, alcançando a velocidade desejada no processo todo.

Vantagens:
Adequado para obras residenciais, o Sistema Easy Set  reduz o prazo de execução pela metade, em comparação com outros sistemas construtivos. É um sistema de fôrmas em alumínio para parede de concreto, com alta resistência á pressões (até 60 kN/m²). Permite ciclos diários de concretagem, resultando em uma habitação por dia. Confere economia, rapidez e uma obra mais segura e limpa. Apresenta painéis leves, formados por perfis extrudados em alumínio, com enrijecedores tubulares que facilitam o manuseio.




Fontes:
http://www.sfformas.com.br/Produtos.aspx?x=101&y=1
http://www.metromodular.com.br/sistema-para-pilares-vigas-e-laje

http://www.metromodular.com.br/formas-plasticas-sao-utilizadas-em-obras-do-estadio-beira-rio
http://www.brasilengenharia.com/
(Acesso em 13/04/2014)

Grupo: Ademar Oliveira, Alexandra Máximo, Bruna Abe e Isabella Hofer

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sistemas de Fôrmas


Sistema New Jersey SH
Fabricante: SH
Descrição Técnica
Sistema de fôrmas para barreiras de concreto conforme norma DNIT, fabricado
em painéis de alumínio com a tecnologia Lumiform SH® (sistema aprovado em
obras residenciais de paredes de concreto).
• Peso: 17kg por metro linear
• Montagem e movimentação: manual
• Personalização: possibilidade de fabricar fôrmas
especiais nas mais diversas geometrias de guard-rail.
Obra
Implementação do Expresso DF - VLP (Veículo Leve sobre Pneus) da BrT Sul, DF.
Cliente: Consórcio Construtor BrT SUL - Andrade gutierrez, Via Engenharia e OAS.
Aplicação: Execução das barreiras com New Jersey SH.
Tipo: Estradas/ rodovias/ ferrovias
Local: Brasilia/DF










Sistema Fôrma Deslizante
Fabricante: Aquasolis Soluções Construtivas
Descrição Técnica
Faz a moldagem de grandes áreas de superfície de concreto, com uma área de fôrma reduzida, utilizada especialmente onde existe uma predominância na dimensão vertical, de seção constante ou de variação contínua. São fôrmas metálicas com altura de 1 metro, devidamente preparadas para seu acoplamento em equipamentos de ascensão, denominados de macacos hidráulicos.

Principais tipos e aplicações:
• Convencionais: Para castelos, silos, pilares e chaminés;
• De Fechamento: Chaminés, fornos, etc;
• Com treliças: Barragens;
• Especiais: Muro, contra barranco (só fôrma interna), túnel, pré-moldados e cônicas.

Fôrma Deslizante














 Fôrma deslizante em treliça







Sistema Fôrma Portátil Comain
Fabricante: Ulma
Descrição Técnica
·         Ideal para encaixe como reservatórios, pilares, vigas, paredes, fundações e muros.
·         Painel composto por uma estrutura metálica, protegida contra a oxidação com galvanização a fogo.
·         Peso inferior a 34 Kg.
·         Não exige mão de obra especializada.
·         Suporta pressão de até 40 kM/m².
·         Garante alinhamento e acabamentos perfeitos do concreto.

Obra
Parque Cidade Jardim
Cliente: JHSF
Local: São Paulo/ SP.
Situado no bairro mais procurado de São Paulo, este projeto compreende a edificação de 9 torres com geometrias diferentes, destinadas à utilização residencial, bem como um centro comercial. Na segunda fase, está prevista a edificação de 3 novas torres comerciais junto a um hotel.
Este conjunto de edifícios dá forma ao “skyline” da cidade brasileira.





Numa primeira fase, foram executadas 9 torres residenciais, cada uma com o seu respectivo nome, 7 delas com uma altura de 158 m e 41 andares, e as 2 restantes com 28 andares.
O centro comercial com mais de 78.000 m2 engloba 120 lojas, além de múltiplos serviços esportivos na parte superior do edifício, e zonas com jardins.





Na execução da estrutura das torres residenciais, foram utilizados Cimbre G, Escoras SP, Vigas BTM e VM-20, enquanto o depósito foi construído com a Fôrma Portátil COMAIN. Durante a obra, chegou a ser utilizadas 500 toneladas de diferentes sistemas de fôrmas, escoras e cimbres.







  

Referências

Grupo
Fabiola Oliveira
Flavia Ferreira Caetano
Graziela Agreda
Giuliana Carpentieri
Jessica Michelluti
Taynara Alves
Victor LLorente


Sistemas de fôrma

Grupo: Beatriz Janini, Daniella Briante, Marluce Marques, Priscila Rüthschilling e Wagner Oliveira

Sistema Concreform:

   Transposição do Velho Chico no Nordeste

    Junto à Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, a SH está participando do projeto de transposição de parte das águas do Rio São Francisco, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.
   A SH participa da construção das estações de bombeamento, pontes, passarelas, túneis, tomada d’aguas, bueiros, estruturas de controle, entre outras estruturas. Até o mês de março de 2014, já são 1.400 toneladas de equipamentos entregues em obra, entre os quais: Modex® SH (30.000 ml), Torres LTT SH e LTT Extra, Mísulas, Perfis C (26.000 ml), Concreform SH® (5.000 m²), Tekko® SH (500 m²), estruturas tubulares (30.000 m²) e Escada Modular Modex® SH.


   “Nossa atuação nessa obra está sendo de forma diferenciada, pois possuímos uma equipe ’in loco’”, conta Matheus Chagas, Supervisor de Contratos da Unidade SH na Bahia, responsável pelo atendimento à obra. ”Devido ao volume de equipamentos e à dificuldade do cliente em obter um controle eficas dos mesmos, por se tratar de uma obra extremamente horizontal, o nosso Diretor Regional, Paulo Lago, propôs a solução de implantar, em obra, um sistema de atendimento diferenciado. Foi criada uma estrutura interna, onde possuímos um escritório dentro do canteiro do cliente. Dessa forma, conseguimos enxergar e identificar a necessidade do cliente no dia-a-dia e atender de forma imediata. Fazemos o controle de estoque, realizamos projetos, acompanhamos a montagem dos equipamentos e o controle daa qualidade, entre outras atividades que surgem na rotina do empreendimento”, explica o Supervisor Matheus.


   A obra teve início no mês Março de 2013 e previsão de término é Março de 2015. Essa é maior obra de infraestrutura hídrica no país realizada pelo governo federal, que está sob a responsabilidade do Ministério da Integração. A transposição do Velho Chico também tem a intenção de garantir o abastecimento de água e fomentar o desenvolvimento econômico e social do Nordeste Setentrional - que concentra as áreas mais secas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Atualmente, estão empregados nas obras 8.705 profissionais da construção civil. Com a conclusão da transposição, devido à intenção de irrigar 50 mil hectares com agricultura de ponta, outros 150 mil empregos diretos poderão ser gerados.
   “Por se tratar da maior obra de infraestrutura hídrica do país, nossa atuação mostra que a SH está preparada, tecnicamente e comercialmente, para desenvolver qualquer tipo de obra de grande porte e/ou infraestrutura. Isso aumenta a credibilidade da SH e dá mais segurança aos clientes em todo Brasil”, aponta Matheus.




Sistema Aluma:

   Fornecedor: Mills

   O Sistema de Fôrmas Aluma é composto por painéis de grande área, estruturados com vigas e montantes de alumínio, super resistentes que possibilitam à obra múltiplas aplicações em diversas geometrias: muros, paredes, pilares, galerias, túneis e lajes.
   A leveza de seus componentes permite formar painéis de grande área de quaisquer dimensões com pouco peso, (40Kg/m²), alta capacidade de carga e facilidade de montagem, dispensando mão de obra especializada e proporcionando uma ótima produtividade.
   Suas vigas e montantes em alumínio têm alta capacidade de absorção de impactos chegando a apresentar performance três vezes superior à do aço.
   A vantagem do alumínio, aliado a melhor relação peso/resistência dos painéis Aluma, permite agilidade superior nos projetos que necessitam velocidade.
   É necessária a utilização de máquina para operação dos painéis.

                                     



Sistema Hand-Form:

   Hand-e-Form é um sistema de fôrmas metálicas para concreto do fabricante Rohr, totalmente em aço, inclusive da face de contato com o concreto, que se traduz em alta resistência, suportando uma pressão de concretagem de até 6.000 kg/m2.
   Possui grande durabilidade e baixo custo de manutenção do equipamento. O painél modular é aplicável a qualquer tipo de obra e pode ser manipulado por uma única pessoa, além de permite maior rapidez na entrega dos empreendimentos a um baixo custo.

   Conceito:
• Painéis leves estruturados em aço, modulados, ligados por meio de acessórios, permitindo a montagem de formas para concreto.
Vantagens:
• Leve, de fácil manuseio, estocagem, montagem e desmontagem, pois necessita somente de uma pessoa, reduzindo a mão-de-obra;
• Superfície de contato com o concreto em aço. Assim sua face é duradoura, permitindo vários reaproveitamentos;
• Melhor nivelamento, tendo os painéis furos a cada 25 mm;
• Possibilita redução no prazo de execução das obras.

   Aplicações:
• Concretagens de muros de arrimo, paredes retas, reservatórios circulares, fundações, pilares, blocos, barragens, galerias, túneis, poços, adutoras, habitações modulares etc.

   Estudo de caso: Formas Metálicas e Escoramentos Metálicos / Ilha do Fundão – Rio de Janeiro (RJ)


Proprietário: Schlumberger.
Contratante: Rio Verde Engenharia.
Local da obra: Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ.
Data: Início: Fevereiro de 2010 / Término: Setembro de 2010.
Fornecedor: Metax EFCO do Brasil Ltda, e Andaimes Metax Equipamentos Ltda.
Produto: Formas metálicas sistema HAND-E-FORM e escoramento metálico com painéis metálicos.

DESCRIÇÃO DO LOCAL:

   A obra foi realizada na Ilha do Fundão, também conhecida como Cidade Universitária – zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). É sede do principal campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também está o alojamento dos alunos e uma vasta área de pesquisas interligadas à área de Biologia e de pesquisas patrocinadas pela Petrobras. Com uma extensão de 5.238 km², o local fica próximo ao aeroporto do Galeão.

DESAFIO:

   O objetivo era viabilizar a construção de um grande auditório no campus, atendendo dois requisitos básicos: agilidade e redução de custos com mão-de-obra. Para isso, buscava-se por produtos que estivessem de acordo com as exigências do projeto e, ao mesmo tempo, oferecessem alta qualidade, performance na execução e segurança.

   Outra necessidade estava relacionada à utilização de uma parede circular de espessura variável, com acabamento do concreto aparente, além da realização do escoramento das lajes em balanço e da laje de cobertura com apoio em desnível.



SOLUÇÃO:

   Para atender a obra, foram utilizadas as formas metálicas da Metax EFCO. Com fabricação totalmente em aço, além de possuírem uma grande variedade de medidas, garantiram à obra uma excelente qualidade de acabamento do concreto. Desenvolvidas com um sistema de tensores, as formas foram prontas para a construção nas medidas exatas que o projeto exigia.

   De acordo com Flavio Azuaga, Engenheiro da Metax que acompanhou a obra, as formas garantiram que o projeto - que tinha uma baixíssima tolerância -, fosse plenamente atendido. “Elas permitiram maior agilidade na montagem do equipamento, reduzindo os prazos e o custo com mão-de-obra. Esses fatores proporcionaram ao cliente o menor custo do concreto moldado in-loco”, afirma.

   Já para o escoramento das lajes, foi utilizado o escoramento metálico com painéis da Metax. O produto ofereceu toda a segurança e a agilidade necessária, pois o equipamento é composto por uma grande variedade de peças para atender todo o tipo de obra, além de ser leve e com uma grande resistência.


DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS:

Formas metálicas (Sistema HAND-E-FORM)

   Sistema modular adaptável às diferentes necessidades e dimensões. Possui painéis fabricados 100% em aço, o que permite uma execução precisa, devido a sua fabricação com matrizes, e alta produtividade, visto que não requerem de reparos ou transformações.

   As formas têm pressão de trabalho de 6.000 kg/cm², o que implica em concretagens mais rápidas e maior produção. Destacam-se pela mão de obra reduzida, rigidez (com quantidade mínima de aprumadores e alinhadores) e alta qualidade do acabamento das superfícies.

   A face do painel é constituída por uma chapa de 2 mm de espessura, formando uma superfície lisa e contínua que requer pouca manutenção.

Escoramento metálico

   Escoramentos fáceis de instalar e de alta resistência. Com ajuste preciso dos componentes e acessórios do sistema, os produtos melhoram a qualidade na execução do projeto. Além disso, minimizam o uso de madeira e evitam o desperdício de materiais na obra.


Referências: