sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sistemas de fôrma

Grupo: Beatriz Janini, Daniella Briante, Marluce Marques, Priscila Rüthschilling e Wagner Oliveira

Sistema Concreform:

   Transposição do Velho Chico no Nordeste

    Junto à Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, a SH está participando do projeto de transposição de parte das águas do Rio São Francisco, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.
   A SH participa da construção das estações de bombeamento, pontes, passarelas, túneis, tomada d’aguas, bueiros, estruturas de controle, entre outras estruturas. Até o mês de março de 2014, já são 1.400 toneladas de equipamentos entregues em obra, entre os quais: Modex® SH (30.000 ml), Torres LTT SH e LTT Extra, Mísulas, Perfis C (26.000 ml), Concreform SH® (5.000 m²), Tekko® SH (500 m²), estruturas tubulares (30.000 m²) e Escada Modular Modex® SH.


   “Nossa atuação nessa obra está sendo de forma diferenciada, pois possuímos uma equipe ’in loco’”, conta Matheus Chagas, Supervisor de Contratos da Unidade SH na Bahia, responsável pelo atendimento à obra. ”Devido ao volume de equipamentos e à dificuldade do cliente em obter um controle eficas dos mesmos, por se tratar de uma obra extremamente horizontal, o nosso Diretor Regional, Paulo Lago, propôs a solução de implantar, em obra, um sistema de atendimento diferenciado. Foi criada uma estrutura interna, onde possuímos um escritório dentro do canteiro do cliente. Dessa forma, conseguimos enxergar e identificar a necessidade do cliente no dia-a-dia e atender de forma imediata. Fazemos o controle de estoque, realizamos projetos, acompanhamos a montagem dos equipamentos e o controle daa qualidade, entre outras atividades que surgem na rotina do empreendimento”, explica o Supervisor Matheus.


   A obra teve início no mês Março de 2013 e previsão de término é Março de 2015. Essa é maior obra de infraestrutura hídrica no país realizada pelo governo federal, que está sob a responsabilidade do Ministério da Integração. A transposição do Velho Chico também tem a intenção de garantir o abastecimento de água e fomentar o desenvolvimento econômico e social do Nordeste Setentrional - que concentra as áreas mais secas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Atualmente, estão empregados nas obras 8.705 profissionais da construção civil. Com a conclusão da transposição, devido à intenção de irrigar 50 mil hectares com agricultura de ponta, outros 150 mil empregos diretos poderão ser gerados.
   “Por se tratar da maior obra de infraestrutura hídrica do país, nossa atuação mostra que a SH está preparada, tecnicamente e comercialmente, para desenvolver qualquer tipo de obra de grande porte e/ou infraestrutura. Isso aumenta a credibilidade da SH e dá mais segurança aos clientes em todo Brasil”, aponta Matheus.




Sistema Aluma:

   Fornecedor: Mills

   O Sistema de Fôrmas Aluma é composto por painéis de grande área, estruturados com vigas e montantes de alumínio, super resistentes que possibilitam à obra múltiplas aplicações em diversas geometrias: muros, paredes, pilares, galerias, túneis e lajes.
   A leveza de seus componentes permite formar painéis de grande área de quaisquer dimensões com pouco peso, (40Kg/m²), alta capacidade de carga e facilidade de montagem, dispensando mão de obra especializada e proporcionando uma ótima produtividade.
   Suas vigas e montantes em alumínio têm alta capacidade de absorção de impactos chegando a apresentar performance três vezes superior à do aço.
   A vantagem do alumínio, aliado a melhor relação peso/resistência dos painéis Aluma, permite agilidade superior nos projetos que necessitam velocidade.
   É necessária a utilização de máquina para operação dos painéis.

                                     



Sistema Hand-Form:

   Hand-e-Form é um sistema de fôrmas metálicas para concreto do fabricante Rohr, totalmente em aço, inclusive da face de contato com o concreto, que se traduz em alta resistência, suportando uma pressão de concretagem de até 6.000 kg/m2.
   Possui grande durabilidade e baixo custo de manutenção do equipamento. O painél modular é aplicável a qualquer tipo de obra e pode ser manipulado por uma única pessoa, além de permite maior rapidez na entrega dos empreendimentos a um baixo custo.

   Conceito:
• Painéis leves estruturados em aço, modulados, ligados por meio de acessórios, permitindo a montagem de formas para concreto.
Vantagens:
• Leve, de fácil manuseio, estocagem, montagem e desmontagem, pois necessita somente de uma pessoa, reduzindo a mão-de-obra;
• Superfície de contato com o concreto em aço. Assim sua face é duradoura, permitindo vários reaproveitamentos;
• Melhor nivelamento, tendo os painéis furos a cada 25 mm;
• Possibilita redução no prazo de execução das obras.

   Aplicações:
• Concretagens de muros de arrimo, paredes retas, reservatórios circulares, fundações, pilares, blocos, barragens, galerias, túneis, poços, adutoras, habitações modulares etc.

   Estudo de caso: Formas Metálicas e Escoramentos Metálicos / Ilha do Fundão – Rio de Janeiro (RJ)


Proprietário: Schlumberger.
Contratante: Rio Verde Engenharia.
Local da obra: Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ.
Data: Início: Fevereiro de 2010 / Término: Setembro de 2010.
Fornecedor: Metax EFCO do Brasil Ltda, e Andaimes Metax Equipamentos Ltda.
Produto: Formas metálicas sistema HAND-E-FORM e escoramento metálico com painéis metálicos.

DESCRIÇÃO DO LOCAL:

   A obra foi realizada na Ilha do Fundão, também conhecida como Cidade Universitária – zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). É sede do principal campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também está o alojamento dos alunos e uma vasta área de pesquisas interligadas à área de Biologia e de pesquisas patrocinadas pela Petrobras. Com uma extensão de 5.238 km², o local fica próximo ao aeroporto do Galeão.

DESAFIO:

   O objetivo era viabilizar a construção de um grande auditório no campus, atendendo dois requisitos básicos: agilidade e redução de custos com mão-de-obra. Para isso, buscava-se por produtos que estivessem de acordo com as exigências do projeto e, ao mesmo tempo, oferecessem alta qualidade, performance na execução e segurança.

   Outra necessidade estava relacionada à utilização de uma parede circular de espessura variável, com acabamento do concreto aparente, além da realização do escoramento das lajes em balanço e da laje de cobertura com apoio em desnível.



SOLUÇÃO:

   Para atender a obra, foram utilizadas as formas metálicas da Metax EFCO. Com fabricação totalmente em aço, além de possuírem uma grande variedade de medidas, garantiram à obra uma excelente qualidade de acabamento do concreto. Desenvolvidas com um sistema de tensores, as formas foram prontas para a construção nas medidas exatas que o projeto exigia.

   De acordo com Flavio Azuaga, Engenheiro da Metax que acompanhou a obra, as formas garantiram que o projeto - que tinha uma baixíssima tolerância -, fosse plenamente atendido. “Elas permitiram maior agilidade na montagem do equipamento, reduzindo os prazos e o custo com mão-de-obra. Esses fatores proporcionaram ao cliente o menor custo do concreto moldado in-loco”, afirma.

   Já para o escoramento das lajes, foi utilizado o escoramento metálico com painéis da Metax. O produto ofereceu toda a segurança e a agilidade necessária, pois o equipamento é composto por uma grande variedade de peças para atender todo o tipo de obra, além de ser leve e com uma grande resistência.


DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS:

Formas metálicas (Sistema HAND-E-FORM)

   Sistema modular adaptável às diferentes necessidades e dimensões. Possui painéis fabricados 100% em aço, o que permite uma execução precisa, devido a sua fabricação com matrizes, e alta produtividade, visto que não requerem de reparos ou transformações.

   As formas têm pressão de trabalho de 6.000 kg/cm², o que implica em concretagens mais rápidas e maior produção. Destacam-se pela mão de obra reduzida, rigidez (com quantidade mínima de aprumadores e alinhadores) e alta qualidade do acabamento das superfícies.

   A face do painel é constituída por uma chapa de 2 mm de espessura, formando uma superfície lisa e contínua que requer pouca manutenção.

Escoramento metálico

   Escoramentos fáceis de instalar e de alta resistência. Com ajuste preciso dos componentes e acessórios do sistema, os produtos melhoram a qualidade na execução do projeto. Além disso, minimizam o uso de madeira e evitam o desperdício de materiais na obra.


Referências:



Um comentário: